O Que os Pentecostais me Ensinaram

Jonathan Turtle


Os Pentecostais me ensinaram muito. Veja bem, apesar de ter nascido de pai presbiteriano de Belfast e de mãe católica romana de Dublin, sendo batizado na Igreja da Irlanda (um compromisso?!), e atualmente servindo como sacerdote na Igreja Anglicana do Canadá, passei aqueles anos cruciais e formativos da adolescência (e mais alguns) nas Assembleias Pentecostais do Canadá (PAOC).

Para ser honesto, durante grande parte dos meus 20 anos eu estava absolutamente angustiado com a fé da minha juventude. A linguagem do “exvangélico” não existia na época, mas sim. No entanto, durante meus estudos no Wycliffe College da Universidade de Toronto, em comunhão com alguns professores e colegas de classe e com a paciência duradoura de minha esposa, descobri a Grande Tradição. Isso me salvou.

Avance rápido uma década e estou descobrindo que quanto mais eu sirvo nos escombros do anglicanismo no Ocidente, mais importantes se tornam alguns desses dons que adquiri durante minha incursão no pentecostalismo e mais sou capaz de ver essa parte da minha peregrinação como uma tremenda bênção e dádiva. E mais e mais eu percebo que esses dons estão bem em casa na Grande Tradição.

Esta poderia ser uma lista muito mais longa, mas por uma questão de brevidade, aqui estão algumas das coisas mais importantes que aprendi com o pentecostalismo. Não prevejo uma renovação da fé e da identidade anglicanas no Ocidente além dessas.

1) Um conhecimento e experiência pessoal e íntimo de Deus está disponível para os crentes através da habitação do Espírito Santo

O pentecostalismo é baseado na premissa de que se pode conhecer e experimentar Deus pessoal e intimamente. Esse conhecimento envolve o intelecto, mas não é primariamente intelectual; de fato, às vezes o papel do intelecto pode ser obscurecido ou mesmo minimizado. A questão é que há algo mais importante do que um conhecimento intelectual rigoroso, aparentemente frio e desconexo de Deus; e essa é uma experiência pessoal, calorosa e íntima de Deus. E esta experiência está disponível para cada crente. Deus sabe o meu nome e o número de fios de cabelo na minha cabeça. Ele me conhece melhor do que eu mesmo, e ainda assim ele me ama, como se eu fosse a única pessoa em todo o mundo. E eu (até eu!) posso conhecer sua bondade e misericórdia e ter um relacionamento com ele como eu faria com qualquer outro amigo, mas ainda mais.

Esta proximidade com Deus é um dom disponibilizado aos crentes pelo Espírito Santo que foi derramado em nossos corações. Para os pentecostais, esse batismo único do Espírito Santo funciona em um enchimento mais regular do Espírito Santo, uma nova realidade que está disponível para nós todos os dias e deve ser buscada com vigor e fé.

É verdade que isso às vezes tem sido motivo de alguma controvérsia, mesmo dentro dos círculos pentecostais. Por exemplo, o dom de línguas é a evidência inicial do batismo no Espírito, ou meramente a evidência física inicial? Em 2012, a mim mesmo foi negada a ordenação com as Assembleias Pentecostais do Canadá (PAOC) por causa de um desacordo apenas neste ponto.

Por outro lado, lembro-me de uma conversa com um amigo e colega muitos anos atrás em que ele brincou dizendo que os anglicanos são funcionalmente binários (em vez de trinitários). O Pai e o Filho com quem somos bons, mas não temos certeza do que fazer com o Espírito Santo. Acho que ele estava aprontando alguma.

De qualquer forma, um aspecto importante e em desenvolvimento do meu próprio ministério é lembrar as pessoas da presença permanente e interior do Espírito Santo. Ele deve ser adorado e glorificado junto com o Pai e o Filho. Ele é o Senhor, o doador da vida, que dá boas dádivas à Igreja e faz frutificar a verdade do evangelho nos crentes. Ele equipa e anima os crentes para dar testemunho de Jesus crucificado e ressuscitado no mundo. Fora dele não temos vida nenhuma. Mas nunca estamos separados dele.

Os anglicanos sabem, ou deveriam saber, que o Espírito Santo nos é dado no sacramento do batismo. Ou então oramos: “Dá teu Espírito Santo a esta criança, para que nasça de novo, e seja feita herdeira da salvação eterna” (BCP canadense, 525). Renascida. Essa é a linguagem do livro de oração!

Ao mesmo tempo, o Espírito Santo é o dom que é dado continuamente. A teóloga católica romana Mary Healy diz que ser batizado no Espírito Santo é “viver para a graça recebida no batismo sacramental”. Gosto bastante dessa maneira de colocar. Em outras palavras, a graça recebida no batismo pode (e deve!) ser invocada continuamente. Todos os dias podemos (e devemos!) pedir-lhe que nos preencha e flua através de nós, sustentando-nos como a seiva faz a uma árvore. Que vida e vigor podemos ter além disso?

2) Os crentes são chamados à santidade de vida

Domingo de manhã, domingo à noite e quarta-feira à noite. Grupo de jovens, congressos de jovens e acampamento de verão. Dificilmente havia uma reunião que não incluísse um chamado ao arrependimento e à fé. Desvio. A chamada do altar. Se você conhece, você conhece. Vamos apenas dizer que naqueles dias eu fui salvo, muitas vezes. O objetivo era a santidade de vida, e qualquer pecado que inibisse isso deveria ser tratado o mais rápido possível. Sim, essas chamadas de altar às vezes eram acompanhadas por música emotiva e pregação manipuladora. No entanto, o Espírito Santo estava trabalhando me convencendo (e a outros, evidentemente) do meu próprio pecado pessoal e da necessidade de confessá-lo.

É verdade que esse tipo de coisa pode ser armado e usado para envergonhar as pessoas e sobrecarregá-las com fardos impossíveis de carregar. Mas não precisamos jogar fora o bom com o ruim. O pecado é real. O pecado tem consequências reais. Todos nós pecamos. E ainda é possível com a ajuda e graça do Espírito Santo achar o pecado menos atraente e pecar menos. A graça dá uma nova orientação às nossas vidas e nos abre para um novo horizonte moral que antes era inimaginável para nós.

Então, por um lado, não minimize, oculte ou negue seu pecado. Isso não beneficia ninguém, muito menos você. Jesus ama tanto os pecadores que morreu por eles. Quando você minimiza seu pecado, você minimiza a extensão em que pode conhecer a alegria do perdão. Por outro lado, fuja do pecado e evite-o. O Espírito Santo quer torná-lo santo. Isso significa mais do que não pecar, mas não significa menos. São Bernardo de Claraval disse melhor do que eu: “Santo não é aquele que nunca peca, mas aquele que peca cada vez menos e se levanta cada vez mais rápido”.

Claro, isso está escrito no DNA do anglicanismo. Oração da Manhã e das Vésperas, Litania e Súplica, Santa Comunhão, os Próprios do Ano da Igreja, Saltério, Batismo, Catecismo, Confirmação, Matrimônio, Ação de Graças após Nascimento de Bebês, Pastoral aos Enfermos, Enterro dos Mortos; é um desafio encontrar uma página do livro de orações que também não contenha um chamado para nos voltarmos para Jesus Cristo, que “nos tirou do erro para a verdade, do pecado para a justiça, da morte para a vida”. Este é o dom e a vocação de santidade que abrange a extensão de nossa vida do começo ao fim.

3) Entusiasmo na adoração é bom, realmente

O culto no pentecostalismo tende a ser marcado por entusiasmo e energia. Sim, isso pode variar de igreja para igreja, mas como regra geral é válido. Na minha igreja local não era incomum ver pessoas cantando juntas, olhos fechados e mãos levantadas. Outra igreja que frequentei aos 20 anos tinha cultos de três horas com pessoas dançando nos corredores. Porque a adoração é uma questão do coração tanto quanto, se não mais, do que da mente. Basta ver quantas canções populares de adoração da década de 1990 mencionam as palavras “coração”, “amor” e assim por diante.

Não estou sugerindo que os anglicanos devam começar a dançar nos corredores — Deus sabe que dificilmente podemos bater palmas no ritmo — mas não é difícil ver como os anglicanos podem estar propensos a errar na direção oposta. Afinal, temos um livro de orações. Isso pode dar a impressão de que a adoração é principalmente sobre a leitura de palavras em uma página. E, para ser justo, haverá épocas em que isso é tudo o que podemos oferecer, e isso é mais do que um grão de mostarda suficiente para Deus trabalhar.

Melhor ainda é permitir que as orações da liturgia trabalhem em nossos corações e almas para que se tornem, verdadeiramente, nossas próprias orações. O livro de orações existe para orientar nossos corações e mentes para essa realidade e nos abrir para a graça de Deus de uma forma que nos toca pessoalmente e de forma transformadora. Só então podemos oferecer nosso próprio sacrifício de louvor e ação de graças, sem falar com entusiasmo.

Adorar com entusiasmo não é necessariamente viver como se não houvesse amanhã, nem implica uma determinada postura física ou ação. De fato, algumas das expressões mais carismáticas de adoração podem ser perturbadoras, se não mortificantes, para os outros. Em vez disso, adorar com entusiasmo, como estou usando o termo, é abrir seu coração ao Deus vivo. Levar sua alma a ele. Não reter nada. Tudo isso pode ser feito (ou não) em silêncio.

Adorar com entusiasmo é “entrar em suas portas com ação de graças e em seus átrios com louvor! Dar graças a ele e bendizer o seu nome!” (Sl. 100:4)! É reconhecer em Deus o desejo de sua alma (Sl 42:1), na verdade aquele que é seu verdadeiro lar: “Quão formosas são as tuas habitações, Senhor dos Exércitos! A minha alma deseja e anseia entrar nos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo” (Sl 84:1–2). Graças a Deus o ofício diário, que se poderia argumentar ser a espinha dorsal da espiritualidade anglicana, praticamente começa assim: “Vinde, cantemos ao SENHOR com alegria, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos diante dele com ações de graças e o celebremos com cânticos de louvor.” (Sl 95). É bom deixar seu coração ser estranhamente aquecido no culto! Cantar com vigor, como você quiser dizer, orar as palavras da liturgia em vez de apenas lê-las. Alegrar-se de coração!

Intimidade com Deus, santidade de vida e entusiasmo no culto. Três lições que os anglicanos no Ocidente podem aprender com o pentecostalismo. E a beleza é que nada disso é, em última análise, estranho ao anglicanismo. Está tudo no livro de orações!




O Rev. Jonathan Turtle é o Titular da Paróquia de Craighurst e Midhurst, uma paróquia rural de dois pontos na parte norte da Diocese de Toronto, onde vive e serve com sua esposa Christina e seus quatro filhos Charlotte, Grace, Joseph e Samuel.

Artigo originalmente publicado em: lecionario.com

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo